O QUE É A PROEC?

Em 26/06/19 12:49 Atualizada em 07/11/23 10:40

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) é um órgão integrante da administração central da Universidade Federal de Goiás (UFG) que visa promover, coordenar, fortalecer e divulgar as ações de extensão e cultura desenvolvidas pela instituição integradas ao ensino e a pesquisa [para] e [com] a sociedade.

Essa integração da sociedade com a comunidade acadêmica permite impulsionar a democratização do conhecimento acadêmico; mecanismos de integração entre os saberes acadêmico e popular; produção do conhecimento confrontada com a realidade e permanente interação entre teoria e prática.

A PROEC tem como finalidades:

1. Realizar ações de promoção e incentivo à extensão, arte e cultura na UFG;

2. Articular as ações de extensão no contexto da UFG, como forma de garantir ao público externo o acesso ao conhecimento produzido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição;

3. Atuar para a preservação do patrimônio cultural, estimular a produção artística e garantir acesso aos bens culturais pela comunidade acadêmica e pela população em geral:

4. Valorizar as produções artísticas e a extensão na atividade docente e no contexto da universidade;

5. Incentivar a extensão universitária, buscando ampliar a concessão de bolsas, parcerias e financiamentos para a manutenção e a criação de novas ações/projetos.

Quanto aos espaços deliberativos das ações de extensão e cultura, tem-se nas Unidades Acadêmicas e/ou Órgãos a Coordenação das Atividades de Extensão (CAEX) que podem ter na sua composição técnico-administrativos e docentes da UFG. As CAEX deliberam com as direções das unidades acadêmicas, unidades especiais ou órgãos sobre as atividades de Extensão e Cultura. As atribuições dos membros de CAEX estão designadas na Instrução normativa PROEC N°1, de 19 de maio de 2020 (INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEC 1, DE 19 DE MAIO DE 2020).

E também tem-se a Câmara de Extensão e Cultura (CEC) que é constituída por representantes das CAEX e essa instância tem o papel com a presidência da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura de apreciar e construir propostas de políticas e projetos relativos à extensão e cultura no âmbito da UFG que visem orientar, fortalecer e qualificar a Política de Extensão Universitária da UFG.

Lista de Representantes das CAEX

Lista dos membros da CEC