A Extensão na UFG

Em 26/06/19 13:49 Atualizada em 03/11/23 11:07

A Extensão Universitária é concebida sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, como um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico, tecnológico e político que promove a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade (RESOLUÇÃO CONSUNI Nº 39/2020).

A UFG tem como missão produzir, sistematizar e socializar conhecimentos e saberes, formando profissionais e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento da sociedade. Para tanto, a extensão universitária promove esse diálogo com a sociedade pela pesquisa e pelo ensino, uma vez que aproxima a universidade com as necessidades de outros setores da comunidade e possibilita ao estudante uma melhor formação como cidadão e como sujeito ator de desenvolvimento.

O incentivo à realização de ações de extensão e cultura faz parte da política de extensão da UFG para induzir atividades interdisciplinares que envolvam diversas unidades acadêmicas e parcerias entre instituições, em temáticas alinhadas a diretrizes da Extensão Universitária: Interação Dialógica, Interdisciplinariedade e interprofissionalidade, Indissociabilidade entre Ensino-Pesquisa-Extensão, Impacto na Formação do Estudante, e Impacto e Transformação Social (FORPROEX, 2012).  As ações formuladas devem estar associadas aos eixos da Extensão Universitária: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho.

Para conhecer os números da extensão da UFG, bem como o mapa de extensão acesse o painel de indicadores da extensão pela Plataforma Analisa Dados UFG.

Para saber mais sobre as ações de extensão que ocorrem na UFG, é possível pesquisá-las através do SIGAA Public.

•  Importante saber:

Quem é responsável pela Extensão na UFG?

Além dos órgãos superiores que definem a política acadêmica da Universidade, a responsabilidade específica de formular a política de extensão é da Câmara de Extensão e Cultura, presidida pelo Pró-Reitor(a) de Extensão e Cultura e composta pelos Pró-Reitor(a) Adjunta de Extensão e Cultura, Coordenadores de Extensão e Cultura das Regionais, Representantes dos presidentes das Coordenações das Atividades de Extensão e Cultura (CAEX) das Regionais, Diretores de órgãos Suplementares e Administrativos ligados diretamente ao campo de atuação da Câmara.

Como se apresentam as Ações de Extensão desenvolvidas na UFG?

Elas se apresentam em formas de Ações ou Atividades que seguem as linhas de extensão do FORPROEX (Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras) na forma de prestação de serviços, cursos, eventos, projetos e programas.

Para que seja institucionalizada, uma Ação de Extensão deve ser cadastrada no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), módulo extensão, pelo coordenador (proponente) da ação, aprovada pelo presidente da CAEX da unidade/órgão e  Diretor, e por fim, validada na PROEC.

As ações de Extensão devem ser sempre voltadas para a população de baixa renda?

Não necessariamente. A Extensão Universitária é a ação da Universidade com o público externo, que possibilita a difusão do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição. Logo, essas ações desenvolvidas, em sua maior parte se formulam pela escuta e demanda da sociedade e podem se apresentar a distintos estratos sociais.

Alunos de Graduação ou Pós-Graduação da UFG podem fazer cursos de Extensão?

Sim. Todavia os cursos de Extensão não devem ser planejados em função de alunos da Universidade, e nem devem ser utilizados como instrumento de correção de currículos, pois isso, não está em sintonia as diretrizes da extensão universitária. O que se recomenda é que, em casos especiais, havendo interesse, se façam reservas de algumas vagas para alunos da UFG nesses cursos.

A quem se destinam de fato os cursos ou outras ações de Extensão?

Os cursos ou outras ações de Extensão devem ser planejados para a comunidade que não tenham ligação direta com a Universidade. Caberá a cada Unidade de Ensino, através da articulação de sua área de atuação com a sociedade, captar as demandas específicas e definir prioridades.

Como fazer para divulgar Projetos ou Atividades de Extensão e Cultura?

A divulgação pode ser feita através do Jornal da UFG, editado pela SECOM ou por material gráfico que pode ser solicitado à PROEC, desde que a ação esteja cadastrada.