Estudantes da UFG lançam satélite durante olimpíada em Goiânia
Alunos de outras instituições de ensino participaram da etapa Centro-Oeste da Olimpíada Brasileira de Satélites. Projeto pode chegar a 22km de altitude.
Estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG) fizeram o lançamento de um satélite durante a Olimpíada Brasileira de Satélites (Obsat), em Goiânia. Imagens mostram alunos de diversas instituições de ensino do Centro-Oeste reunidos no momento do lançamento. Um balão com gás hélio elevou o projeto para o espaço (veja acima).
O lançamento do projeto foi feito no sábado (17), na área externa do Campus Samambaia. Os estudantes explicam que o satélite busca estudar sobre o espaço e possui uma sonda que pode chegar a 22km de altitude. O estudante Wesley Gueta é um dos organizadores e explica como foi feito o lançamento.
“Usamos um balão de látex preenchido com gás hélio, sem provocar riscos no lançamento ou na queda. É mostrar para os jovens e para as crianças que eles têm a capacidade de desenvolver o próprio satélite", explicou Wesley.
"É um estudo da anomalia magnética do Atlântico-Sul. Estamos estudando que o campo magnético da terra possui áreas de menor intensidade. No dia a dia não representa riscos, mas provoca falhas em meios eletrônicos”, explicou a estudante.
A equipe contou que o contato com satélite foi perdido a cerca de 8km de altitude, e ele ainda não foi encontrado, mas as buscas continuam. Os estudantes explicaram que o objeto entrou em uma área de instabilidade, o que provocou a queda em alguma área de difícil acesso em um raio de 60km.
A Obsat reúne diversos estudantes brasileiros para despertar o interesse por carreiras na área de ciência e tecnologia, principalmente, na prática. Os alunos da equipe que representava a Universidade de Brasília foram os que conquistaram a olimpíada - etapa Centro-Oeste.
Satélite sendo lançado — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Texto: Jamyle Amoury e Terciane Fernandes, g1 Goiás e TV Anhanguera
Veja mais registros do evento, clicando aqui.