serex1.jpg

UFG participa do XIV Seminário Regional de Extensão Universitária

On 09/05/23 14:25 . Updated at 09/05/23 14:25 .

A Universidade Federal de Goiás (UFG) marcou presença no XIV Seminário Regional de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste (SEREX), um evento que reuniu diversas instituições de ensino superior públicas e privadas entre os dias 23 e 25 de agosto de 2023. O SEREX, realizado neste ano pela Universidade de Rio Verde, teve como objetivo fomentar, ampliar e aprofundar o debate em torno das práticas de extensão universitária.

O Centro de Convenções da cidade de Rio Verde, Goiás, foi o local escolhido para abrigar este importante evento, que contou com uma programação recheada de atividades. Entre os destaques estiveram a apresentação de trabalhos científicos de graduação e pós-graduação. A UFG participou ativamente do SEREX, contribuindo com um total de 10 trabalhos de comunicação oral e 9 trabalhos no formato de pôsteres. Essas apresentações evidenciaram a excelência da produção acadêmica da universidade e seu comprometimento com a extensão.

Com um público estimado em mais de 3 mil pessoas, o SEREX contou ainda com uma série de palestras enriquecedoras, como a que abordou a "Ética no Contexto da Extensão Universitária", ministrada pela Profª Luana Cássia Miranda Ribeiro, Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFG. Além disso, a Profª também teve participação relevante na palestra sobre "Financiamentos para a Extensão Universitária", compartilhando insights valiosos sobre esse tema crucial para o desenvolvimento das atividades de extensão.

Centro de Convenções da UniRV em noite de abertura do SEREX (foto: Herison Tessari - UniRV)

A programação do SEREX em sua XIV edição abordou os principais desafios enfrentados pela extensão universitária. Tópicos como a "Efetivação da Inserção Curricular", "Desafios na Extensão Universitária e sua relação com a Sociedade" e a "Inserção de Créditos Extensionistas nos Currículos de Graduação" foram abordados de maneira profunda e crítica.

Além das atividades acadêmicas, o SEREX também reservou espaço para o lazer e integração entre os participantes. A "Corrida dos Ipês" agitou o cronograma do evento, desafiando competidores de várias cidades a buscarem o pódio em um trajeto especialmente preparado para esta edição do SEREX. Essa corrida se revelou uma oportunidade única para promover a saúde e o espírito esportivo entre os participantes.

O evento também ofereceu atrações culturais que enriqueceram a experiência dos presentes. Além disso, o SEREX sediou reunião do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX) Centro-Oeste. Durante essa reunião, a Profª Luana foi eleita representante suplente, o que demonstra o reconhecimento da UFG e de sua liderança no cenário nacional da extensão universitária.

O XIV SEREX foi uma oportunidade ímpar para a UFG demonstrar sua excelência acadêmica, compartilhar conhecimento e contribuir para o avanço das práticas de extensão universitária na Região Centro-Oeste e em todo o país. A participação ativa da universidade e o destaque alcançado nas atividades do evento reforçam seu compromisso com a promoção do conhecimento e com a integração com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

Categories: Serex Notícias