Exposição lembra história do primeiro veículo de comunicação da UFG

On 01/02/23 12:56 . Updated at 01/10/23 13:23 .

Jornal 4º Poder fez parte da criação da imprensa universitária na Instituição nos anos 60

Texto: Fabrício Soveral
Foto: Reprodução/Exposição Jornal 4ºPoder 60 Anos

Quarto Poder

A exposição “Jornal 4º Poder 60 anos” será aberta, na próxima segunda-feira (12/12), às 9h, no Centro Cultural UFG, no Câmpus Colemar Natal e Silva, em Goiânia. Após a abertura será realizado um debate com mediação da reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, e participações do escritor Horieste Gomes, do advogado e político Aldo Arantes e da jornalista Luisa Guimarães.

O jornal 4º Poder foi o primeiro veículo de comunicação da Universidade Federal de Goiás. Editado pelo Departamento de Imprensa da UFG após a inauguração do maior parque gráfico do Centro-Oeste à época (em dezembro de 1962), ele marcou a consolidação da imprensa universitária e contou com colaboradores notáveis como Bernardo Élis, Marietta Telles Machado, Gilberto Mendonça Teles, Horieste Gomes e Zoroastro Artiaga, até o seu fechamento definitivo em 1964.

Os pilares do jornal eram a liberdade de ideias e o debate e suas páginas revelam a complexidade de um contexto sociopolítico específico de produção cultural, tanto dentro quanto fora da UFG. Por essa razão, considera-se que o periódico tem “valor de preservação”, contendo elementos que se enquadram como patrimônio histórico, bibliográfico, artístico e cultural, e que revelam aspectos importantes da memória da UFG.

“A UFG foi criada em 1960. Em 1962 ela já tinha um jornal feito no parque gráfico da Universidade, assim como já tinha Rádio Universitária. Nós resgatamos esse jornal e vamos realizar uma exposição porque ele é extremamente importante e nos ajuda a entender a história da Universidade Federal de Goiás e o papel da Universidade naquele momento político, social e econômico do País; o que significou a criação da UFG para o desenvolvimento do estado de Goiás e o seu papel estratégico antecipado lá pelo professor Colemar [Natal e Silva]”, argumentou a reitora Angelita.

A exposição é uma realização da UFG, através do Digital Lab, Reitoria Digital e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), e conta com o apoio da Secretaria de Comunicação (Secom) UFG, Centro Cultural UFG, Arquivo Histórico Estadual de Goiás (AHEG) e Secretaria de Estado da Cultura do Governo de Goiás. Os curadores são Adriana Parada, Luisa Guimarães, Luana Ribeiro e Pablo Lisboa.

Quarto Poder

Saiba mais

Semana de aniversário da UFG tem de exposição a homenagem aos pioneiros e a volta do baile

Fonte: Reitoria Digital