Concurso de arte do Conpeex 2022 reconhece e premia participante

On 01/02/23 11:55 . Updated at 01/03/23 09:42 .

Tema da competição de desenho manual com pigmentos secos são os 200 anos de Independência 

Texto: Versanna Carvalho e Beatriz de Oliveira, com informações da Proec
Fotos: Carlos Siqueira 

Durante o 19º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex 2022), maior evento acadêmico da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizado de 22 a 25 de novembro, ocorreu o "Concurso Conpeex - 200 anos de Independência do Brasil''. Na quarta-feira (7/12) houve a entrega do certificado de menção honrosa ao vencedor e único participante, o professor da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA) da UFG, Wellington Nunes de Oliveira. A arte selecionada fará parte dos Anais do 19º Conpeex.

De acordo com o edital da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás (Proec UFG) nº 04/2022, o objetivo do certame é incentivar a participação da comunidade UFG a expressar em forma de arte o que simboliza os 200 anos de Independência do Brasil. O desenho deveria ser manual, em papel A4, com pigmentos secos como lápis, caneta, giz, esfuminho, carvão e outros foi a manifestação escolhida para a competição.

O tema do concurso estava de acordo com o do Conpeex 2022 intitulado "Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil". A ideia é provocar a reflexão de forma criativa sobre o marco histórico da Independência. O edital previa distintos pontos de vista sobre o assunto, o que abrange fatos, personagens e elementos simbólicos, que podem ser realisticamente retratados ou relidos.

premioconpeex

Em seu desenho, Wellington Nunes de Oliveira traçou duas linhas do tempo paralelas, onde são apresentados momentos e figuras marcantes da história do Brasil. Na primeira linha ele destacou o povo brasileiro, que é quem, em sua visão, construiu o Brasil de fato, representado no desenho por um homem indígena, a Dandara dos Palmares, um sertanejo trabalhando nos canaviais e um nordestino que participou da construção de Brasília. Em contrapartida, na segunda linha, estão retratadas figuras históricas oficiais, como Pedro Álvares de Cabral, D. João VI, Dom Pedro I e o marechal Deodoro da Fonseca.

A avaliação das artes foi realizada pelos participantes do Conpeex 2022 e por uma comissão técnica. A avaliação da comissão técnica foi feita conforme previsto no edital, considerando os critérios criatividade; qualidade técnica; originalidade; expressividade; estética; consonância e adequação ao tema proposto; exploração de recursos inerentes à arte de desenhar.

premioconpeex

O 19º Conpeex surpreendeu positivamente os realizadores. Mesmo sendo a primeira edição presencial desde o início da pandemia, o congresso obteve excelentes resultados, tornando-se a edição presencial com o maior número de inscritos. Segundo a Proec, foram contabilizados mais de 7,9 mil inscritos e 1,6 mil trabalhos submetidos. A 8ª Mostra de Divulgação Científica do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB), do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade, também superou os anos anteriores com mais de 1.200 inscritos.

Saiba mais
Quase mil estudantes participam do Seminário de Iniciação à Pesquisa
TCC Empreendedorismo premia vencedores
UFG conclui maior Conpeex presencial já realizado
Circuito da Ciência aproxima educação básica e Universidade
Conpeex UFG 2022 celebra bicentenário da independência
Vacinas e combate à desinformação são temas da abertura do 19º Conpeex
19º Conpeex é marcado pela ciência, máscara no rosto e vacina no braço
Conpeex 2022 será 100% presencial

Source: https://www.ufg.br/n/162944-concurso-de-arte-do-conpeex-2022-reconhece-e-premia-participante

Categories: Notícias 19º CONPEEX