Amigos da Viola

Programa “Amigos da Viola” é apresentado no 19º Conpeex

On 01/02/23 11:47 . Updated at 01/03/23 09:42 .

Dezesseis detentos da POG se apresentam para estudantes e professores no Centro de Eventos da UFG

Amigos da Viola

Dezesseis detentos que cumprem pena na Penitenciária Coronel Odenir Guimarães (POG), no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, se apresentaram, nesta sexta-feira (25), no 19º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) da Universidade Federal de Goiás. O evento foi realizado no Centro de Eventos e Cultura Ricardo Freua Bufáiçal. Os custodiados integram o programa de ressocialização “Amigos da Viola”.

“É a primeira vez que uma ação como essa acontece fora da unidade prisional”, revela o diretor da POG, Erivaldo Alves. “Sempre buscamos a reinserção social dos custodiados de forma cada vez mais digna, aplicando a Lei de Execução Penal com respeito”, emenda.

Os custodiados se apresentaram na abertura do 19º Conpeex para alunos e professores. “Essa ação ressalta a união de dois eixos fixos e valorosos da instituição: a ressocialização e a segurança penitenciária”, frisa o diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires.

Amigos da Viola

Lançado em 2019, o Programa Amigos da Viola é realizado no pátio do Colégio Dona Lourdes Estivalete Teixeira, dentro da POG. Por meio da música, o projeto proporciona a reinserção social de custodiados.

O “Amigos da Viola” capacita, atualmente, 16 detentos. As aulas são ministradas duas vezes por semana por professores da Universidade Federal de Goiás. A ideia é criar uma orquestra sinfônica composta por custodiados.

“Os integrantes da orquestra passam, primeiro, por um curso de capacitação para o uso dos instrumentos. Esse curso já gera um certificado de conclusão, chancelado pela UFG”, explica a gerente de Educação, Módulo de Respeito e Patronato da Superintendência de Reintegração Social e Cidadania da DGAP, Michelle Cabral.

O programa de ressocialização é resultado da parceria realizada entre a DGAP, UFG e o Ministério Público do Trabalho.

FOTOS : POLÍCIA PENAL DO ESTADO DE GOIÁS 

Categories: Notícias 19º CONPEEX