ufg transferencia

Em 29/06/20 17:05.

Ranking internacional avalia universidades criadas entre 1945 e 1967

Caroline Pires

A Universidade Federal Goiás (UFG) subiu sua colocação no ranking Golden Age da Times Higher Education(THE) que publicou ontem, 24/6, a lista das melhores universidades do mundo criadas no período de 1945 a 1967. Neste ano a UFG foi classificada no ranking para a posição entre 201 a 250. Em 2019, a UFG estava listada entre 251 a 300. Entre as universidade brasileiras, a UFG se destacou no critérios de Transferência Tecnológica, alcançando a pontuação de 39.6, e no Ensino, com pontuação 23.3.

Outras 16 instituições de ensino superior brasileiras foram avaliadas pelo ranking, devido a sua data de fundação. Ao todo 308 universidades de todo o mundo foram avaliadas e o a primeira colocação foi conquistada pela University of California, nos Estados Unidos.

Transferência Tecnológica na UFG

O pró-reitor de Inovação da UFG, prof. Jesiel Carvalho, destaca que a UFG possui pesquisadores, grupos de pesquisa e laboratórios com grande capacidade de desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, e que essa conquista reforça o trabalho que já vem sendo realizado. "Esses esforços já apresentam bons frutos, mas estamos buscando melhorar ainda mais", destacou.

Segundo ele, uma das ações em andamento para melhorar  o cenário de transferência tecnológica da UFG é o desenvolvimento da plataforma computacional PITT. "Com essa ferramenta daremos maior efetividade, transparência e visibilidade aos processos de registro e manutenção das propriedades intelectuais e dos processos de transferência tecnológica", reforçou. Por fim, o pró-reitor lembrou que a Agência de Inovação tem procurado melhorar a capacitação e o nível de profissionalização desses setores, estabelecendo rotinas ágeis e instrumentos contratuais mais simples e efetivos.

Metodologia

O ranking organizado pela Times Higher Education (THE) é um dos mais influentes e reconhecidos do mundo, verificando de perto o impacto das instituições e suas pesquisas nas mais diversas vertentes. O ranking realiza as avaliações usando indicadores que verificam as atividades em: ensino, pesquisa, citações, transferência de conhecimento e perspectivas de internacionalização. Além disso, o THE utiliza ainda 13 indicadores de desempenho para avaliar o desempenho das instituições de ensino.

Fonte: SECOM/UFG