nossa_historia_daria_um_filme_capa

Cine UFG exibe série de documentários que contam a história de Goiânia

Em 02/12/19 13:53.

A exibição é em comemoração aos 10 anos a TV UFG

Em comemoração aos 10 anos da TV UFG, o Cine UFG exibe a série de 10 documentários “Nossa história daria um filme”, do dia 02 a 13 de dezembro.Os documentários sobre a história de Goiânia foram produzidos a partir de narrativas de moradores de bairros representativos da nossa cidade.

Idealizado pela professora Rosana Borges (FIC/UFG) e pelo historiador Fernando Viana, o projeto resgata a história das comunidades goianienses por meio da percepção de seus moradores, apresentando personalidades ligadas à trajetória da capital. “O 'Nossa história' subverte a lógica hegemônica do fazer histórico, que comumente dá voz apenas aos que estão nas engrenagens do poder. Pessoas anônimas, que, de muitas maneiras, construíram a história de Goiânia, são o foco central dos documentários. A ideia é dar visibilidade ao invisível, às trajetórias, significações e existências, na perspectiva do bairro que, no conjunto da série, é também um olhar sobre a cidade, suas tramas e seus dramas”, explica Rosana Borges, coordenadora do projeto.

Michael Valim, um dos diretores da produção, ressalta que a comunidade de cada bairro visitado abraçou a realização dos documentários e que as vivências com os moradores propiciaram à equipe o entendimento de quão poderosa é a memória coletiva, muitas vezes, adormecida ou escondida pelo discurso oficial. “Em cada lugar que visitamos, descobrimos histórias e personagens maravilhosas que de fato construíram essa bela e contraditória metrópole do Cerrado, que completa oito décadas esse ano", relata Michael Valim.

Para Fernando Viana, que divide a direção da série com Valim, o contato com alguns moradores evidenciou o quanto é valioso o encontro entre aqueles que vivenciaram as primeiras décadas de Goiânia com as novas gerações, uma vez que isso propicia uma outra percepção da história da cidade. “Por meio da memória dos moradores, é possível ampliar nosso olhar sobre Goiânia. A história de uma cidade não se resume aos projetos e às ações dos governantes ou dos donos do poder econômico”, defende o historiador.

A exibição da série no Cine UFG começará com um especial sobre Goiânia, seguido de documentários sobre alguns de seus bairros que representam diferentes regiões da capital: Campinas (dois episódios), Centro, Vila Nova, Setor Pedro Ludovico, Vila União, Jardim Guanabara, Jardim Novo Mundo e Jardim Nova Esperança.

nossa_historia_daria_um_filme_1

nossa_historia_daria_um_filme_2

Gênero: documentário.
Direção: Fernando Viana e Michael Valim.
Promoção: TELELAB/FIC/UFG, PROEC/UFG, PROEXT 2011/MEC.
Realização: Fundação RTVE/TV UFG.
Classificação indicativa: Livre

Categorias: NOTÍCIAS