Banner de divulgação da Feira Cultural UFG

: Centro Cultural UFG

: 02 de Julho 2022 - 9h às 19h

: renata_lima_silva@ufg.br

O projeto de extensão e cultura Feiras Culturais no CCUFG se constitui em um espaço de apoio ao desenvolvimento local, para promover ações de emancipação política, econômica e socioambiental de grupos culturais étnico-raciais.

Tem como proposta gerar a construção compartilhada de um espaço cultural que possibilita intercâmbio entre saberes acadêmicos e saberes populares, que venham fomentar processos de criação, divulgação, câmbios e comercialização de produtos culturais, estimulando o protagonismo artístico e troca de saberes.

A partir do Edital de Chamada Pública PROEC nº 01/2022, o grupo cultural credenciado, Colettiva Preta, realizará ação cultural produzida e idealizada por Renata Caetano, reunindo mais de 20 empreendedoras, que protagonizam a gestão de micro e pequenos empreendimentos da economia criativa, moda, artesanato, gastronomia e produção cultural.

Através da economia criativa, o objetivo é a geração de renda, superação da vulnerabilidade econômica, fortalecimento e valorização de negócios gestados por mulheres negras e indígenas. A proposta de realização da Colettiva Preta surgiu a partir da necessidade de gestar espaços e ações de enfrentamento ao racismo, e de superação dos efeitos provocados pela pandemia da COVID-19, criando oportunidades de recuperação econômica, geração de renda, difusão cultural, impactando diretamente empreendimentos gestados por mulheres negras, indígenas e periféricas.

A realização da Colettiva Preta ocorrerá de julho a novembro de 2022 no CCUFG e conta com mostra de feira, oficinas, palestras, rodas de conversa, apresentações, exposição multicultural de mulheres negras e indígenas.

Sempre aos sábados, das 09h às 19h, no pátio do Centro Cultural UFG (Q. 71 - Av. Universitária, 1533 - Setor Leste Universitário, Goiânia – GO).

Datas de realização: 02/07, 13/08, 10/09, 08/10, 19/11