Laçamento Livro Toadas de Reis

Lançamento Livro Toada de Reis

Evento

: Bar do Roger, Primeira Avenida, 1079. Setor Leste Universitário

: 21 de Fevereiro 2017 às 20:00

: sebastiaorios@gmail.com

 

Laçamento Livro Toadas de Reis

 

 

O livro “Toadas de Santos Reis em Inhumas, Goiás: tradição, circulação e criação individual”, da autoria de Sebastião Rios e Talita Viana e fotografias de Rogério Neves, apresenta a variedade de toadas de Santos Reis na região de Inhumas, Goiás. Em muitos casos, com a identificação da autoria das toadas. O CD “Cantorio de Santos Reis” apresenta a profecia e as funções centrais da folia e um segundo CD traz uma mostra da diversidade das toadas de Reis na região. Ambos acompanham o livro.

Voltados à preservação e fomento do patrimônio cultural brasileiro, o livro e CDs foram realizados com o apoio do Programa de Extensão Universitária do MEC/SESu e do IPHAN/MinC e ainda do Fundo Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás - SeCult.

Além de sua qualidade musical, a Folia de Reis em Inhumas se destaca pela grande variedade de toadas (que compreende a estrutura dos versos e das respostas, a melodia, o ritmo e o acompanhamento do acordeão e demais instrumentos harmônicos) apresentadas em seus giros. O projeto identificou, gravou e fez a transcrição musical de quarenta toadas. Dezesseis das quais têm autoria identificada.

Em mensagem acusando o recebimento do livro, o professor Carlos Rodrigues Brandão, autoridade no assunto, assim se manifestou:

Caro professor Sebastião,

Acho que não devo chamar o que recebi de livro, ou mesmo de álbum, pois o conjunto transcende tudo isso.

Ouvi e re-ouvi (sou um inveterado ouvidor de folias) os dois CDs. E me lembrei de gravações minhas, precárias (gravador de rolo ainda) na "Fazenda Serrinha", em Itauçu em um julho de 1964, há 52 anos atrás.

O trabalho feito por sua equipe e você é realmente inovador. E digo isto depois de haver escrito muito e haver lido mais ainda sobre os mais variados estilos de folias, dedicadas aos mais vários santos.

A abordagem criativa. O lugar de justo destaque dado a cada uma das pessoas participantes. A coerência de textos e de memórias. E o maravilhoso trabalho de imagens. Não me lembro de haver lido e visto antes um trabalho que fosse tão merecedor da experiência humana surpreendente que é um pequeno "bando de foliões" estrada afora, anunciando um menino e alguns reis ou magos. Só resta despedir com um... "Santos Reis que abençoe"

Carlos Brandão

 

 

 

 

Texto de apresentação por Sebastião Rios