Weby shortcut
Link Facebook
Youtube

Projeto Música no Câmpus com Toquinho

Atualizado em 29/03/18 09:50.

É com grande alegria que a Universidade Federal de Goiás e Unimed Goiânia apresentam o show de abertura da Temporada 2018 do Projeto Música no Câmpus com Toquinho,  no dia 10 de abril, as 20h30, no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal - Câmpus Samambaia.

 

SHOW TOQUINHO TRIO E VOCAL COM A CANTORA CAMILLA FAUSTINO

TOQUINHO – 50 Anos de Música (completados em 2015)

Construir acordes e harmonias, fazer música e poesia, é a profissão de Toquinho, que sabe harmonizar também a vida no compasso do prazer, no contraponto entre a paixão e a amizade, a família e os amigos. Entrega-se à profissão sem escravizar-se a ela, ao contrário, renovando com ela seu lado de menino nas decisões mais intricadas.

Antonio Pecci Filho (Toquinho), nasceu em São Paulo, no bairro do Bom Retiro, em 6 de julho de 1946. Teve aulas com Paulinho Nogueira (primeiros e principais acordes), Isaías Sávio (violão erudito) e Léo Peracchi (orquestração). Gravou cerca de 82 discos, compôs mais de 450 músicas e fez cerca de 10.000 shows pelo Brasil e exterior. Teve e tem como principais parceiros:

– Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Jorge Ben Jor, Paulinho da Viola, Francis Hime, Mutinho, Carlinhos Vergueiro, Gianfrancesco Guarnieri, Elifas Andreato e Paulo César Pinheiro.

Suas maiores influências são Baden Powell, Edgar Gianullo e Oscar Castro Neves. Suas composições mais representativas são “Aquarela”, “Tarde em Itapuã”, “Que Maravilha”, “Regra Três”, “Escravo da Alegria”, “O Caderno”, “A Casa”, “O Pato”, “Na Tonga da Miranda”, “Samba de Orly”, “Carta ao Tom 74”, “Cotidiano nº 2”, “Samba pra Vinicius”.

Para Toquinho, o violão passou a ser o prolongamento do próprio corpo. Do bojo de seu violão, ele extrai o néctar capaz de garantir o lema de seus dias: “Só tenho tempo para ser feliz”.

 

Tudo começou em 1959, no limiar da Bossa Nova. A maneira transformadora de João Gilberto interpretar “Chega de Saudade”, com sua inusitada batida de violão, estimulou Toquinho a aprender a tocar o instrumento.

Toquinho iniciou sua carreira profissional na década de 1960, ao lado de grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB), como Taiguara, Chico Buarque, Elis Regina, Zimbo Trio, Caetano Veloso, Gal Costa, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Paulinho da Viola, entre outros.
Uma fase importante de sua carreira musical deu-se com Vinicius de Moraes, com quem começou a trabalhar em 1970. Ele iniciava com Vinicius uma importante parceria que extrapolou a relação profissional, se consolidando numa fraternal amizade robustecida ao longo de 10 anos, sempre com uma incrível criatividade.

No palco,  Toquinho apresentará seus grandes sucessos,, acompanhado da cantora  Camilla Faustino , Pepa d´Elia (bateria) e Ivâni Sabino (baixo) . No repertório, músicas como “Tarde em Itapuã”, “Regra Três”, “O Caderno” ,  “Aquarela”, dentre outras. Em determinado momento do show, ele chama a talentosa cantora Camilla Faustino que faz com ele alguns duos, como “O Velho e a Flor”, “Samba em Prelúdio”, e outras.

SOBRE CAMILLLA FAUSTINO (Cantora) 
CAMILLA FAUSTINO

Camilla Faustino nasceu em Goiânia/ GO e canta desde os 4 anos de idade. Aos 8 anos sua mãe passou a inscrevê-la em festivais de música. No primeiro festival que ela participou conquistou o 2o lugar e nos anos subsequentes continuou participando, sempre se classificando em 1o ou 2o lugares.
Aos 12 anos participou do Programa Gente Inocente, da Rede Globo, que lhe rendeu contrato de um ano na emissora. Foi a partir desse primeiro contato com a televisão que Camilla decidiu que seria cantora.
Aos 13 anos cantou pela primeira vez em um casamento, aos 15 conheceu um grupo de chorinho e samba e passou a cantar em eventos fechados e bares. Neste momento definiu sua preferência pela MPB. Ganhou notoriedade no estado de Goiás e passou a ser contratada por grandes empresas, como Citroen, Correios, Coca-Cola. Esse último evento marcou a primeira gafe de sua carreira: subiu ao palco com um isotônico da concorrente nas mãos…
Em 2011 mudou-se para Salvador. Ali, algo inusitado aconteceu: foi convidada a cantar em uma das mais renomadas micaretas da Bahia, sem nunca sequer ter visto um trio elétrico de perto. Fez um percurso que durou 6 horas, sem nenhum preparo físico, de salto alto!
Em 2016, sem muitas expectativas, inscreveu-se no quadro Quem Sabe Canta, do Programa Raul Gil. Levou o prêmio e o título de campeã da primeira temporada.
No SBT conheceu Toquinho, que a convidou para participar em um show dele na Colômbia. O sucesso foi tanto que logo na sequencia foi contratada para um show solo e aberto ao público naquele mesmo lugar. Já tem convites para shows em Medellin, Quito e Italia, este último com Toquinho. Também já cantou com outros grandes nomes da MPB: João Bosco e Ivan Lins.
Graduou-se em Direito, mas nunca exerceu a profissão, tendo sempre o foco na música.

 

SERVIÇO:
Projeto Música no Câmpus - TOQUINHO
Dia: 10 de ABRIL de 2018 (terça-feira)
Horário: 20h30
Abertura dos Portões: 20h
Local: Centro de Cultura e Eventos da UFG - Campus Samambaia
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Pagam meia: Estudantes, Professores e Técnicos Administrativos da UFG, Beneficiários Unimed, Professores da Rede Pública de Ensino.
Pontos de venda: Livrarias UFG e República da Saúde 

Listar Todas Voltar