POLÍTICA CULTURAL DA UFG

Em 15/03/16 11:43 Atualizada em 15/03/16 11:43

Política Cultural

A política cultural da UFG se desenvolve ao tentar fortalecer e combinar as potencialidades da instituição com as demandas da sociedade, ampliando parcerias / intercâmbios com as secretarias de cultura e instituições ligadas à cultura local, regional, nacional e internacional, visando à valorização e divulgação das populações que produzem e vivem suas manifestações culturais e à consequente superação de desigualdades sociais.

A concepção de cultura no seu sentido mais amplo, como o conjunto de práticas e valores que orientam a conduta e as ações dos sujeitos, deve representar uma alavanca de desenvolvimento individual e social.

O fortalecimento da Política Cultural passa pela necessidade de expandir a participação artístico-cultural da UFG, através de iniciativas que combinem as potencialidades da instituição com as demandas da sociedade.

Da mesma forma, a UFG deve fortalecer os seus mecanismos de conhecimento e valorização das culturas regional, nacional e latino-americana, caracterizadas pelo pluralismo e diversidade cultural. A valorização das culturas traz a consequente valorização e dignificação das populações que as produzem e vivem. O reconhecimento do pluralismo cultural é uma ferramenta para superação de desigualdades sociais.

A capacitação e o desenvolvimento de pessoal para o exercício de atividades na área cultural, considerando tanto as necessidades pedagógicas do ensino, quanto a criação artística, é condição para o crescimento e desenvolvimento cultural, como direito de cidadania.

A preservação, manutenção, dinamização e gestão de espaços culturais, em geral, pressupõe o estabelecimento de um conjunto de medidas que envolvam pessoal especializado e os diversos organismos do setor e das universidades.

Portanto, implementar o papel da universidade enquanto agente cultural é um imperativo.

Objetivos da Política Cultural

Consolidar o papel da universidade como agente cultural

Transformar a UFG em um centro de referência e excelência cultural

Incentivar a extensão e a pesquisa cultural na UFG

Ampliar o intercâmbio cultural entre a UFG e a sociedade

Contemplar a diversidade cultural e artística brasileira

Colaborar com o desenvolvimento cultural do Estado de Goiás como instrumento de construção da cidadania.