Perguntas Frequentes

Em 28/04/17 15:27 Atualizada em 28/06/19 10:19
Perguntas Frequentes

• 1- Quais datas devo inserir no plano de trabalho do bolsista / voluntário?  [+]
    • Plano de trabalho

.
  • 2-Diferença entre Submeter proposta e Registrar ação anterior.[+]
    • Registro de ação anterior permite que a ação seja cadastrada com data de início anterior ao dia que o coordenador esteja preenchendo o cadastro no sistema, ou para ações que não foram cadastradas no ano de sua execução. Registrar Ação Anterior.
      Para fins de identificação, o sistema manterá a situação desta ação como Registro de Ação Anterior.

pergunta1
      .
  • 3-Ações de extensão em execução. Consigo submetê-la ao edital? [+]
    • As ações em execução para que possam concorrer ao Edital vigente deverão ser finalizadas através de um relatório FINAL. Após o envio e tramitação do relatório final e validada pela PROEC, o coordenador poderá recadastrar a ação seguindo os seguintes passos:

Ações de extensão → Gerenciar ações → Listar minhas ações

pergunta2

Na ação desejada clique no ícone , o sistema irá listar o menu, clique em DUPLICAR ATIVIDADE:

pergunta2.1

Defina o período de realização da ação e clique em DUPLICAR.

pergunta2.2

Após executar esse processo os sistema criará um novo cadastro com todas as informações do Projeto anterior e situação igual a CADASTRO EM ANDAMENTO para que o coordenador possa alterar alguma informação e submeter a nova proposta, acesse novamente:

Ações de extensão → Gerenciar ações → Listar minhas ações

pergunta2.3

clique no ícone iconepergunta2 relacionado à ação desejada preencha os formulários apresentados e ao final clique em Submeter à Aprovação.

• 4- Sistema apresenta a mensagem de erro: O membro XXXXXXXXXXXXXXX não participa de nenhuma atividade do projeto. O que devo fazer? [+]
    • No formulário de cadastro de ação, item: Objetivos / Resultados esperados / Indicadores, antes de Clicar no botão "Avançar" é necessário (obrigatório) cadastrar um ou mais objetivos do projeto, clicando no texto "Cadastrar Objetivo".

pergunta3

pergunta3.1

Após cadastrar o objetivo, abaixo do campo referente ao objetivo, clique no texto "Adicionar atividade"

Preencha os campos obrigatórios e após vincule os membros da equipe executora a atividade cadastrada. Clique em Adicionar atividade.

pergunta3.3

Ao voltar para a tela em que o sistema apresenta a lista dos objetivos e atividades cadastrados, clique em GRAVAR OBJETIVO.

Após concluídos estes passos clique em "AVANÇAR >>"

Todos os membros devem estar vinculados a pelo menos uma atividade cadastrada.

• 5- As abas de orçamento detalhado e orçamento consolidado são obrigatórias? [+]
    • Não é obrigatório.

• 6- Tenho uma ação em execução e gostaria de incluir um novo membro. Como devo proceder? [+]
    • Acesse: Ações de Extensão → Gerenciar Ações → Gerenciar Equipes Executoras, em seguida

clique no ícone iconedapergunta5 para realizar o cadastro de um novo membro.

pergunta5

Preencha o formulário de acordo com o vínculo do novo membro e clique em Confirmar cadastro.

pergunta5.1

• 7- Encerrar participação de um membro de equipe executora antes da data final de encerramento. Como proceder? [+]
    • cesse: Ações de Extensão → Gerenciar Ações → Gerenciar Equipes Executoras, em seguida selecione a

ação desejada e o membro da equipe, clique no ícone iconedapergunta6

Será exibido o formulário:

pergunta6

Preencha os campos informados no formulário e clique em Confirmar Finalização.

• 8- Repassar a coordenação da ação para outro coordenador ? [+]
    • Acesse: Extensão → Ações de Extensão → Gerenciar Ações → Gerenciar Equipes Organizadoras

Na ação desejada clique no ícone iconedapergunta7 , conforme imagem abaixo:

pergunta7

O sistema exibirá o formulário para o cadastro do novo coordenador, preencha os dados de acordo com o vínculo do servidor e clique em alterar coordenador:

pergunta7.1

• 9- Declaração/Certificado de participação em ações de extensão? [+]
    • Acesse: Ações de Extensão → Certificados e Declarações, escolha um dos tipos de certificado: Como Participante ou Membro da Equipe ou Como avaliador

pergunta8

Emitir declaração:

Ações de Extensão → Certificados e Declarações → Como Participante ou Membro da Equipe

Na ação desejada clique no ícone iconedapergunta8para realizar o download da declaração.

pergunta8.1

Emitir certificado:

Na ação desejada clique no seguinte ícone iconedapergunta8.1 para realizar o download do certificado.

pergunta8.2

• 10- Fiz o relatório Parcial/Final e não aparece no sicad? [+]
    • Após o relatório Parcial ou Final ser validado pela PROEC e após a atualização diária do sistema SICAD, o relatório será listado para os docentes envolvidos na ação de extensão.

• 11- Como excluir/finalizar participação de bolsistas ativos? [+]
    • Acesse o menu: Extensão → Planos de Trabalho → Listar Meus Planos de Trabalho

pergunta10

Na lista de discentes vinculados clique no ícone iconedapergunta10

pergunta10.1

O sistema exibirá o formulário para o preenhimento da Data de finalização e Motivo da finalização. Após preencher os campos clique em Finalizar para concluir.

pergunta10.2

• 12- Todos os membros do projeto devem fazer o relatório de ações?  [+]
    • Não, somente o coordenador da ação. Após o relatório Parcial ou Final ser validado pela PROEC e após a atualização diária do sistema SICAD, o relatório será listado para os docentes envolvidos na ação de extensão.

• 13- Uma ação cadastrada pode ter duração máxima de tempo? [+]
    • Sim, 05 anos.
  • 14- Qual o limite de tempo (vigência) que uma ação pode ter ao ser duplicada? [+]
    • 02 anos.
  • 15- Como consultar ações de extensão? [+]
    • Existe um módulo no site da PROEC que pode ser acessado por este link, nele pode-se pesquisar as ações de extensão.
  • 16- É necessário que o estudante manifeste interesse em bolsa/voluntariado no SIGAA? [+]
    • Não, a indicação é feita diretamente pelo coordenador.