Apresentação PROEXT

Em 10/01/17 16:38 Atualizada em 13/02/17 15:48

O Programa de Extensão Universitária – PROEXT é um instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na formação dos alunos e na inclusão social nas suas mais diversas dimensões, visando aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das Instituições Federais, Estaduais e Municipais e Comunitárias de Educação Superior.

O PROEXT tem como objetivos:

1.     Apoiar as Instituições Públicas de Educação Superior no desenvolvimento de programas e projetos de extensão, que contribuam para a implementação de políticas públicas e o fortalecimento da extensão universitária.
  2.     Potencializar e ampliar os patamares de qualidade da extensão universitária na formação dos alunos associando a sua natureza pedagógica à missão das Instituições de Educação Superior Públicas e Comunitárias.
  3.     Estimular o desenvolvimento social e o espírito crítico dos estudantes, bem como a atuação profissional pautada na cidadania e na função social da educação superior.
  4.     Contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira por meio do contato direto dos estudantes extensionistas com realidades concretas e da troca de saberes acadêmicos e populares.
  5.     Dotar as Instituições Públicas e Comunitárias de Educação Superior de melhores condições de gestão de suas atividades acadêmicas de extensão para os fins prioritários enunciados nesse programa.

A Universidade Federal de Goiás tem avançado a cada ano na qualidade e quantidade de projetos e programas contemplados. No último Edital PROEXT 2016 a UFG ocupou a primeiro lugar  em número de programas e em terceiro lugar em número total de propostas aprovadas, a UFG é a segunda universidade em total de recursos captados no Edital PROEXT, a receber R$ 2.709.105,79 para a Extensão. Foram aprovadas 14 propostas, sendo 7 programas e 7 projetos. A Regional Catalão foi contemplada em dois programas. A Regional Goiás e a Regional Jataí foram contempladas cada uma em um programa. A Regional Goiânia foi contemplada em 3 programas e 7 projetos.

Os pontos de corte para aprovação neste Edital variaram em torno de 97,3, deixando de fora projetos da UFG com nota 99 e até 99,5 em linhas mais concorridas. Este ano, o total de recursos disponibilizados pelo MEC para novos programas e projetos foi bastante reduzido em relação ao ano passado.