Casa de Projetos Sociais

Em 08/06/16 11:42 Atualizada em 25/09/18 15:25

A Casa Projetos Sociais é um espaço, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFG (PROEC). Este espaço foi criado com a finalidade de abrigar diversos projetos sociais e culturais da universidade e, principalmente, atender ao projeto da Incubadora Social. A sede da Casa Projeto Sociais fica ao lado do Centro de Manutenção de Equipamentos (Cemeg). Veja o mapa de localização .

A Incubadora Social da UFG foi implantada em 2007, para suprir a lacuna de ações propostas para a capacitação e assessoramento aos empreendimentos dos catadores de material recicláveis, envolvidos com Programas de Coleta Seletiva.
Apesar de já existirem articulações com o setor público por parte da Superintendência do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE), e de infraestrutura por parte da Companhia de Urbanização de Goiânia - COMURG, além da prospecção de recursos por meio das instituições financeiras, era necessário a capacitação e assessoramento dos catadores.

Atento a isto, a Universidade Federal de Goiás, por iniciativa da PROEC, apoiada pelos recursos do PRONIC-2007, implantou a Incubadora Social da UFG, que inicialmente previa trabalhar com apenas três empreendimentos de catadores de material reciclável: Associação dos Catadores Ordem e Progresso – ACOP, Associação de Materiais Recicláveis Beija Flor, ambas constituídas em 2005, e um grupo do entorno da UFG que forma a atual cooperativa Ambiental.

Constatando elevada demanda, em 2008, a Incubadora Social da UFG incorporou em seu processo de incubação mais dois grupos: Cooper Mas, ex-Cooper Sol e Cooper Rama. Em 2010, mais um grupo: CooperFami e, finalmente, em 2011 mais três grupos: Cooper Shekinah, Carrossel e Seleta.,

Em seu formato inicial (2007), a Incubadora Social tinha como objetivo atuar com catadores do município de Goiânia e região metropolitana (Aparecida de Goiânia e Trindade), porém sua demanda vem aumentando devido a parcerias de financiamento via Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES e com o Ministério Público do Estado de Goiás, surgindo a necessidade e possibilidade de atuação em outros municípios.

Telefone: 62 3521-1638/1639

Site: www.incubadorasocial.ufg.br