Cine

Mostra Comemorativa 10 anos do CINE UFG

On 08/27/18 16:54 .

O CINE UFG, coordenado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura,  comemora em 2018 seus dez anos com exibição de uma Mostra Comemorativa dedicada exclusivamente à produção goiana recente no período de 03 de setembro a 23 de outubro, com sessões às 12 e 17h e entrada gratuita. Serão exibidos 10 (dez) filmes de longas metragens e 22 (vinte e dois) curtas. 

A abertura será realizada no dia 03 de setembro as 19h com a exibição do filme As Duas Irenes de Fábio Meira lançado em 2017. "A idéia da Mostra Comemorativa dos 10 anos do Cine UFG exibindo a produção recente do audiovisual goiano se deu como uma maneira de valorizar o Cinema feito em Goiás que tem na sua programação trabalhos que ressaltam figuras importantes da cultura goiana com Ely Camargo e Gustav Ritter mas também traz filmes como Comeback de Erico Rassi e As Duas Irenes de Fábio Meira que alcançaram o circuito comercial nos dá a dimensão do crescimento qualitativo da nossa produção cinematográfica”, ressalta a Profa. Flavia Maria Cruvinel, Pró-Reitora Adjunta de Extensão e Cultura e Diretora de Cultura da UFG.

A mostra comemorativa trará uma variedade de filmes para que o público conheça a diversidade desta produção recente: ”O cinema goiano, antes uma promessa, hoje já é uma realidade e se desenvolve rapidamente com a ajuda do talento de novos diretores e diretoras, com a capacitação dos produtores e produtoras que buscam inserção no mercado nacional. Esta mostra é um convite para que a produção recente do cinema e do audiovisual no estado”, afirma Nilo Borges, curador da mostra.

Além da abertura da Mostra Comemorativa dos 10 anos do Cine UFG será inaugurado o Café das Letras. "O espaço Café  das Letras nasceu de um sonho do Prof. Anselmo Pessoa Neto ainda na primeira gestão do Prof. Edward Madureira Brasil  como equipamento cultural e literário anexo ao Cine UFG. Neste em 3 de setembro  o espaço será (re)lançado em comemoração as 10 anos do Cine UFG, que além de Café  abrigará  parte da Editora UFG para que o público possa também desfrutar da produção literária da instituição. Por isso , ousamos em chamá-lo de Café das Letras-Editora UFG, será um espaço de entretenimento e atividades culturais: literária, poética, musical, e tantas outras.”, destaca a Prof. Lucilene Maria Sousa, Pró-Reitora de Extensão e Cultura.

Serão exibidos os seguintes trabalhos na Mostra Comemorativa dos 10 anos do Cine UFG: 

Longas Metragens 

AS DUAS IRENES, 90', 2017, Fábio Meira

PAULISTAS, 86', 2018, Daniel Nolasco

TAEGO AWÃ, 75', 2017, Henrique e Marcela Borela

COMEBACK, 90', 2017, Erico Rassi

CAPITÃO DO MATO,  51', 2013, Martins Muniz

CARTAS DO KULUENE, 78', 2011, Pedro Novaes

GUSTAV RITTER, 86', 2013, Ângelo Lima

ELY CAMARGO, 90', 2014, Julio Van e Tiago Camargo

MUDERNAGE, 52', 2009, Marcela Borela

TERRA E LUZ , 74', 2016, Renné França 

 

 

Curtas

 

ALGO DO QUE FICA, Benedito Ferreira

REAL CONQUISTA, Fabiana Assis

INTERVENÇÃO, Issac Brum

... E O GALO CANTOU, Daniel Calil

 A TRAVESSIA, Rosa Berardo

O MALABARISTA, Iuri Moreno 

DIRITI DE BDÈ BURÈ, Silvana Beline

JULIE, SETEMBRO AGOSTO, Jarleo Barbosa

PERAMBULAÇÃO, Samuel Peregrino

A MILITANTE, Pedro Novaes

 MAÑANA C'EST CARNAVAL,  Alyne Fratari

HUGO, Lázaro Ribeiro

JONATAS, Getúlio Ribeiro

1989, Rei Sousa

HOJE A MANGUEIRA ENTRA, Ângelo Lima

INTERIOR, Ricardo Roqueto 

RUA 57, NÚMERO 60, CENTRO, Michael Valim

CABOCLA, Pedro Otto

O TAMANHO DA PEDRA, Hélio Fróes

PROCURA-SE MARINA, Yolanda Margarida

MARIAS, Eden Ortegal

O OGRO, Márcia Deretti e Márcio Júnior

 

Serviço

Mostra Comemorativa 10 anos do Cine UFG 

Abertura: 03/09/2018 (segunda-feira)

Horário: 19h

Local: Cine UFG - Campus Samambaia

Entrada gratuita

 

Cine