Cordel do Fogo Encantado é atração do Música no Câmpus

Event

: Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal - Câmpus Samambaia

: September 11, 2018 at 20:00

O grupo cênico-musical Cordel do Fogo Encantado é a próxima atração da temporada 2018 do Música no Câmpus, um projeto da Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com a Unimed Goiânia. Os pernambucanos se apresentarão no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, no dia 11 de setembro, às 20h30.

Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Pagam meia estudantes, professores e técnico-administrativos da UFG, beneficiários Unimed e professores da rede pública de ensino. Os pontos de venda são as Livrarias UFG e o restaurante República da Saúde.

Novo disco
O grupo Cordel do Fogo Encantado lançou em abril deste ano o disco Viagem Ao Coração Do Sol. O quarto trabalho autoral da banda traz canções que ficaram guardadas durante a pausa e composições nascidas no reencontro de Lirinha (voz e pandeiro), Clayton Barros (violão e voz), Emerson Calado (percussão e voz), Nego Henrique (percussão e voz) e Rafa Almeida (percussão e voz).

São 13 faixas que seguem a tradição dos títulos duplos da literatura de cordel e que dialogam com os sentimentos humanos ao longo de uma história de cinco personagens, que percorrem caminhos, por vezes misteriosos e mágicos, em busca da filha do vento, chamada Liberdade. Gravado no Estúdio El Rocha, em São Paulo, e em Fortaleza, no Totem Estúdio, o disco é uma continuidade no processo criativo da banda.

"A mística que envolve o Cordel se manteve suspensa durante esses oito anos. Inicialmente, éramos um grupo de teatro, o nome da banda era o título de um espetáculo. No nosso primeiro disco, contamos a história do Fogo Encantado. Depois falamos de um Palhaço de um Circo sem Futuro, uma metáfora da existência humana. E, por fim, na turnê do álbum Transfiguração, apresentamos um cenário que se recolhe para uma espécie de pausa, algo bem significativo para o momento em que se deu, mesmo não sendo planejado", conta o vocalista. Portanto, para a volta do grupo, serão apresentados elementos que prosseguem a essa narrativa do terceiro disco, "agora é momento de sair para o sol, florescer, caminhar em direção à luz, sair de dentro da terra, rasgar o casulo em busca da Liberdade", completa Lirinha.

A capa e encarte, que foi lançado em CD primeiramente, foram desenvolvidos pelo estúdio de design Savia Design&Branding e traz diferentes elementos, como a luz, o raiar, o vento e o otimismo representados na forma de um personagem, uma vez que esses símbolos transitam por todo o disco. "Criamos uma figura de luz, uma persona do movimento, que nasce da terra como um sopro de otimismo e cor", comenta Lucas Bacic, que assina a direção criativa ao lado de Lucas Falcão.