Cualquier_Mañana_-_Elías_Aguirre

Dança contemporânea espanhola no Centro Cultural UFG

: Centro Cultural UFG

: 05 a 28 de Julho 2018

Quatro artistas espanhóis ocupam o palco do Centro Cultural UFG neste mês de férias, com performances e oficinas na Manga de Vento – Mostra Expandida de Dança, que conta com curadoria de Kleber Damaso e apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiânia. Na sexta-feira (6), a dupla Álvaro Esteban e Laura Aris apresenta o duo Cualquier Mañana e os solos Open Wound e Antípodas, no sábado (7), será a vez de Daniel Abreu, com o espetáculo Perro.

Para julho, ainda está prevista a homenagem à renomada bailarina e coreógrafa madrilena Carmen Werner que, no dia 28, performa De Parte de Ella, em Goiânia. A Mostra Expandida de Dança foi iniciada em maio deste ano e segue até outubro.

O programa da noite de sexta começará com Laura Aris em cena. Open Wound faz parte da série de solos “MicroActions”, criada 2013 e 2014, como artista residente da HKAPA (Hong Kong Academy for Performing Arts). Neste trabalho, a performer vai criando imagens em movimento, que evocam formas com grande poder emocional. Open Wound confirma o interesse de Laura Aris pelo desenvolvimento de diálogo entre a dança, outras disciplinas artísticas e sua relação com o público.

Em seguida, Álvaro Esteban apresenta ao público uma criatura que passa sua vida de costas para o mundo, quase imóvel, encarcerada por seus próprios medos. O solo Antipodes é o tempo/espaço em que o corpo se dedica ao aprendizado do voo, da caminhada, da interação com o seu entorno, mas sempre mantendo seu rosto velado.

AntiěpodasIM1_(2)

Juntos em cena para encerrar o programa da noite, Laura Aris e Álvaro Esteban tratam de maneira intimista a tristeza natural provocada pelos laços quebrados. Cualquier Mañana fala sobre o desconsolo diante do desaparecimento de aspectos referenciais de uma relação. Uma representação do momento em que as peças deixam de se encaixar, como no dia anterior. Um balanço delicado, em que gestos, algumas poucas palavras e casualidades evidenciam o presente como realidade e confirmam que algumas formas e conteúdos se desatualizaram de maneira irreversível.

Cualquier_Mañana_-_Elías_Aguirre

Workshop

No dia anterior à performance (5/7), Laura Aris e Álvaro Esteban ministram o workshop gratuito “Energía y Trabajo em Pareja”, dedicado a bailarinos, coreógrafos, estudantes e pesquisadores do movimento. O programa de formação da Manga de Vento também prevê o workshop “Desde Aquí”, em 7 de julho, com o bailarino e coreógrafo Daniel Abreu, no Centro Cultural UFG.

No mesmo dia, Daniel Abreu apresenta Perro, um trabalho sobre dualidade, triunfos e lutas internas e externas próprias do cotidiano inexplicável. O guerreiro e o manso, um personagem contra os observadores, a parede e seus próprios medos. Ao final, uma luta contra o ar. O corpo em constante contradição é o único instrumento visível ou, pelo menos, previsível. Com este solo, o intérprete-criador espanhol foi vencedor do Prêmio Nacional de Dança de 2014, concedido pela La Fundición de Bilbao.

Yassiek-Perro_2

Homenagem

Carmen Werner está entre as artistas mais renomadas da Dança na Espanha e na Europa. Presente nas edições anteriores da Manga de Vento, este ano ela será homenageada pelo conjunto de sua obra. Especialmente para a ocasião, ela traz a Goiânia o solo De parte de ella, em 28 de julho. Neste trabalho reflexivo sobre o sentido da vida, entre outras questões, a bailarina e coreógrafa comenta os esforços feitos para “alcançar uma atmosfera de compreensão”.

Nascida em Madri, ela dirige a Fundación para la Danza Contemporánea Carmen Werner e fundou a Provisional Danza, em 1987. De lá pra cá, sua companhiajá encenou mais de 60 coreografias, trabalhos montados para teatro de pequenos e grande porte, para a rua, além de vídeo-dança, cinema de curta-metragem. Sua trajetória artística tem sido reconhecida por meio de diversas premiações, com destaque para o Premio Nacional de Danza (2007), Premio Internacional de Danza Onassis (2001) e Premio de Cultura en la sección de Danza de la Comunidad de Madrid (2000).

SOBRE OS INTÉRPRETES-CRIADORES

LAURA ARIS é performer, coreógrafa e professora com reconhecimento internacional. Integrou a renomada Belgium Dance Company, dirigida por Wim Vandekeybus, na turnê do espetáculo Última Vez. Nos últimos cinco anos, vem trilhando carreira solo e desenvolvendo suas próprias práticas criativas. Entre 1996 e 1999 fez parte da Lanònima Imperial Dance Company, dirigida por Juan Carlos García e associada ao coletivo artístico General Electrica em várias produções de Tomás Aragay. Laura Aris recebeu o Lladró Award como bailarina destaque do Festival de Valencia (1999).

ÁLVARO ESTEBAN é bailarino e coreógrafo, estudioso de técnicas de autoconsciência e meditação, com ênfase nos planos físico, emocional e energético. Atualmente, integra companhia como a espanhola Cia. Daniel Abreu e a dinamarquesa CocoonDance (DE) e realiza projetos diversos em colaboração com outros artistas. Entre eles, destaque para Cuadra-T, concebido em parceria com Natxo Montero, trabalho finalista no Choreographic Competition of Madrid 2008. Bem como Entomo, criação conjunta com Elias Aguirre, performance supra premiada e ainda em turnê, com mais de 130 performances realizadas em todo o mundo.

DANIEL ABREU iniciou carreira profissional aos 18 anos e se formou como bailarino clássico e contemporâneo. Atua em circuitos alternativos e se dedica à investigação do movimento. Já integrou diversos grupos de dança, entre eles a companhia criada por Carmen Werner, Provisional Danza. Administra a Cia. Daniel Abreu e seu último trabalho se chama Equilibrio. Atualmente, também ministra aulas no Conservatorio Superior de Danza María de Ávila, em Madrid.

5/7 – 15h

Workshop: “Energía y Trabajo em Pareja”

Com Álvaro Esteban e Laura Aris (Espanha)

6/7 – 20h