UFG É A SUA CASA

Pátio de Humanidades recebe programação especial

Evento

: Local: Pátio de Humanidades (Entre a Faculdade de Informação e Comunicação e o Instituto de Física)

: 12 a 16 de Março 2018

As atividades do ano letivo de 2018 começam agora, mas a UFG vem se mobilizando desde o final do ano passado para buscar mudanças que promovam maior segurança para os estudantes e também o melhor uso dos espaços pela comunidade. A primeira iniciativa foi a formação de uma comissão composta pelos diretores das Faculdades de História, Faculdade de Ciências Sociais, Faculdade de Filosofia, Faculdade de Informação e Comunicação e Instituto de Física, Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, Pró-reitoria de Extensão e Cultura, além do Diretório Central dos Estudantes, Atléticas da UFG e Centros Acadêmicos. Entre as ações programadas por essa comissão estão mudanças em um dos locais em que há um maior número de ocorrências de conflitos e tráfico registradas no Câmpus Samambaia que é o pátio localizado entre essas unidades acadêmicas, o Pátio de Humanidades.

Entre as ações iniciais tomadas com o apoio do Centro de Gestão do Espaço Físico (Cegef-UFG) para a revitalização do espaço estão melhorias na iluminação e limpeza. Provisoriamente também estão sendo retiradas para reforma as mesas e cadeiras e fechado o acesso ao redário. Em contrapartida estão sendo propostas atividades contínuas no local para que a comunidade ocupe o espaço de forma física, simbólica e cultural. Outra iniciativa são as intervenções artísticas, que serão realizadas em parceria com a Faculdade de Artes Visuais nas paredes dos prédios das unidades acadêmicas.

Confira a programação completa:

UFG É A SUA CASA

A UFG é sua casa - A iniciativa abraça a campanha institucional “A UFG é sua casa” que visa envolver a comunidade para garantir que o tráfico e a violência não tenham espaço na universidade. A campanha abre caminhos para outras ações de envolvimento da comunidade universitária no sentido de pensar juntos formas de garantir locais cada vez mais seguros nos câmpus.

Outras ações - Paralela a campanha, outras ações têm sido desenvolvidas na UFG com o objetivo de garantir a segurança. Com base nas orientações previstas no documento que instituiu a Política de Segurança da UFG, a Reitoria priorizou ações como o reforço na vigilância motorizada, com rondas próximas aos pontos de ônibus; instalação de novas câmeras e inauguração das Centrais de Videomonitoramento da Regional Goiânia, Regional Catalão e Regional Jataí;  contato permanente com as instituições de segurança pública para discutir alternativas que contribuam para diminuir os problemas de segurança e a implantação do módulo de "Segurança" no aplicativo Minha UFG, permitindo o registro online de denúncias relacionadas à segurança e solicitação de apoio imediato da ronda motorizada.